CARTAS DE REPUDIO À VIOLÊNCIA PROMOVIDA PELO DCE DA PUCRS

Publicado: 15/06/2011 em Uncategorized

As Pastorais da Juventude do Brasil redigiram uma carta aberta de repudio à violência promovida pelo DCE da PUCRS. Na mesma eles manifestam total apoio aos alunos que se manifestam exigindo democracia.

Confira a carta:

 

Carta das Pastorais da Juventude do Brasil em

repúdio à violência promovida pelo DCE da PUC-RS

Brasil, 14 de junho de 2011.

Nós, militantes das Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJMP, PJR, PJE) manifestamos a nossa solidariedade aos companheiros e companheiras estudantes da PUC-RS que lutam por eleições democráticas e transparentes para o DCE desta Universidade, que foram agredidas/os covardemente por membros desta organização estudantil e também o nosso repúdio por este episódio de violência.

O fato ocorreu na noite do dia 13 de junho de 2011, PUC-RS, quando três estudantes, entre elas Tábata Silveira, militante da Pastoral da Juventude Estudantil, foram agredidas ao protestarem pela ausência de legitimidade do processo eleitoral para o 52º Congresso da UNE. Desde a semana passada, estudantes da PUC-RS vêm se mobilizando para denunciar as fraudes no processo eleitoral do CONUNE, como a impugnação de três chapas, e as agressões físicas e verbais contra mulheres e estudantes, episódios todos praticados pela atual gestão do DCE.

O ato criminoso por parte do DCE, a omissão e conivência dos seguranças da universidade é mais uma expressão de violência contra a mulher. Como mostra o vídeo (http://bit.ly/jCXRtw), Tábata e as demais estudantes foram agredidas fisicamente e verbalmente, de forma covarde.

Em sintonia com a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, repudiamos este ato desumano, machista e humilhante.  Somos contra qualquer tipo de ação violenta, que inferiorize, que humilhe, que exclua, que cause sofrimento na mulher e no homem. Somos a favor de uma realidade de VIDA, de respeito mútuo, de transformação social.

POR DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA NO DCE PUC-RS!

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!

PJ’s Nacionais

 

Anúncios
comentários
  1. v disse:

    tirem esse link do “barricadas oportunistas atravancam o movimento”

  2. jamaicapsico disse:

    repassando..
    A CONEP- Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia, entidade nacional de articulação dos estudantes de Psicologia, declara seu mais profundo repúdio à forma como o DCE PUC-RS vem conduzindo o processo de inscrição de chapas e eleição de delegados para o Congresso da UNE em 2011. Acreditamos que o movimento estudantil combativo deva ser construído dentro de marcos de respeito às diferenças e, principalmente, pela postura intransigente a qualquer tipo de agressão ou opressão, especialmente contra o machismo e manifestações sexistas. Denunciamos a gestão do DCE PUC-RS, próximo politicamente do PDT, pela agressão a duas companheiras do movimento estudantil da PUC-RS que tentavam dar voz a centenas de estudantes que compõe o movimento de resistência a esta gestão autoritária e antidemocrática. Não podemos tolerar nenhum tipo de violência em nossas vivências políticas e desta forma, colocamo-nos ao lado dos lutadores da PUC-RS em sua luta por transparência e democracia no movimento estudantil.

    Contem conosco! Resistir, resistir e resistir!

    Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia

    14 de junho de 2011

  3. Agnes disse:

    temos mais apoio: Escola Lilás de Direitos Humanos do Movimento Feminista e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem!!!

  4. João disse:

    pô, mais parcial que a zero hora

    tem um monte de nota de apoio, essa galera do barricadas ta mais atrapalhando que ajudando

  5. […] CARTAS DE REPUDIO À VIOLÊNCIA PROMOVIDA PELO DCE DA PUCRS | movimento89dejunho. LikeBe the first to like this […]

  6. Viviane disse:

    Parabéns! Pelo movimento…fui estudante da Pucrs e alguns anos atrás assistimos as mesmas cenas, de violência e fralde…e nada foi feito! Espero que desta vez os estudantes sejam ouvidos.

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s