Vereadores se reuniram ontem com a Reitoria da PUCRS

Publicado: 15/06/2011 em Uncategorized

Foto: Tagli Padilha

Reunião serviu para mediar debate sobre DCE

Por Tagli Padilha (reg. prof. 12385)

Uma comissão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, junto com o Comando da Brigada Militar (BM), reuniu-se, na manhã desta terça (14/06), com a Reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para discutir os incidentes envolvendo os estudantes da instituição. Desde o dia 08, protestos vêm ocorrendo de forma sistemática em função de denúncias de manipulação das eleições para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) pela atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Na noite de ontem, 13/06, houve relatos de que estudantes foram agredidas durante as manifestações.

Os vereadores cobraram um posicionamento por parte da Reitoria sobre as denúncias feitas pelos estudantes. O vice-reitor da PUC, irmão Evilásio Teixeira, reconheceu que existem falhas nos processos eleitorais conduzidos pelo DCE. Admitimos e entendemos que a universidade é um espaço democrático, afirmou o reitor em exercício. Nos processos eleitorais conduzidos pelo DCE da PUCRS nos últimos 20 anos, pelo menos, não são respeitados prazos nem mesmo regras para homologação e publicização das eleições.

A primeira conquista dos vereadores foi o agendamento de uma reunião amanhã, 15/06, às 20 horas, entre os dirigentes do DCE e representantes do Movimento 89 de Junho, principal voz dos manifestos, para tratar do tema. O local ainda será definido pela universidade. Na reunião, constatou-se também a preocupação com a repercussão e a abrangência dos acontecimentos. A comissão de vereadores dispôs-se a contribuir na elaboração de procedimentos e regras que garantam que os processos eleitorais da universidade sejam fundados nos princípios da transparência e democracia.

A presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon (PT), relatou que o Legislativo Municipal foi acionado pelos estudantes, que estão insatisfeitos com a atual situação. Sabemos que chapas foram impugnadas [para as eleições do Conune] e talvez teríamos uma situação muito mais grave se não estivéssemos aqui, considerou. Os protestos referentes às eleições para o Conune acabaram se estendendo ao processo eleitoral de todo o Diretório. Os estudantes querem novas eleições, e a Câmara irá mediar o debate para que se resolva o impasse de forma democrática, destacou.

O vereador Carlos Todeschini (PT) destacou que o encontro é histórico e que a Câmara de Porto Alegre pode contribuir com o processo de forma imparcial. Ele ainda classificou como anormal a necessidade da presença policial na universidade. “Há mais de 20 anos sabemos da manipulação dos processos eleitorais”, apontou Todeschini, cobrando uma atuação mais efetiva por parte da universidade. A instituição não pode permitir esse tipo de violência.

A vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) detalhou os problemas que ocorreram nos últimos processos eleitorais e disse que os “golpes” ferem o direito dos estudantes . Não é possível aceitar que pessoas que votam para presidente não tenham autonomia para escolher as lideranças acadêmicas.

Após escutar as manifestações da comissão de vereadores, o vice-reitor da PUC determinou a estruturação de um Grupo de Trabalho para produzir e definir normas e procedimentos que assegurem transparência nos processos democráticos e, assim, a legitimidade dos resultados e a autonomia e independência dos alunos. Também estiveram presentes na reunião os vereadores Mauro Pinheiro (PT), Mauro Zacher (PDT) e o Comando da Brigada Militar.

Fonte: Site da Vereadora Sofia Cavedon

Anúncios

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s