Movimento 89 de junho conquista democracia dentro da PUCRS

Publicado: 17/06/2011 em Uncategorized

Sobre o processo das eleições

Após reunião que durou aproximadamente 4 horas, o Movimento 89 de junho garantiu o pleito democrático para a próxima eleição do Diretório Central dos Estudantes da PUCRS. O processo eleitoral ocorrerá com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral e será fiscalizada pelo Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil e PUCRS.

Sobre a data das eleições

O Movimento 89 de junho em conjunto com a Reitoria da PUCRS estabeleceu uma posição de consenso sobre a data que ocorre as eleições do DCE da PUCRS. A proposta é para que ocorra na primeira quinzena de novembro de 2011. O DCE da PUCRS contesta e propõe que seja para abril de 2012. O DCE da PUCRS contesta a proposta por que não tem força de se mobilizar para as eleições do CAAP, CAMC e DCE neste ano. Estas duas propostas, ‘novembro de 2011’ e ‘abril de 2012’ entrarão em regime de votação no Conselho Universitário da PUCRS (CONSUN).

A importância do CONSUN

Diferente da opinião expressada pelo atual presidente do DCE da PUCRS, Thiago Brozoza que não legitima o Conselho Universitário da PUCRS (CONSUN). O Movimento 89 de junho vê como fundamental a participação do CONSUN neste processo, de modo que, temos a convicção de que a comunidade acadêmica da PUCRS precisa estar mobilizada para consolidar o processo num todo.

E agora?

O Movimento 89 de junho tem uma certeza, tudo isso que conquistamos é fruto da nossa mobilização, da nossa garra, da nossa ternura e da nossa vontade de realizar o nosso grande sonho, “a democracia”. O Movimento 89 de junho se mantém absolutamente fortalecido, respaldado e prestigiado. A nossa grande tarefa a partir deste momento é chamar mais pessoas para juntarem-se a nós e construir o que muitas companheiras e companheiros tentaram e infelizmente não conseguiram.

Todas e todos que acreditam na justiça na democracia e na liberdade.

Nós não vamos parar!

Anúncios
comentários
  1. Mônica Menguer disse:

    “É ou não é? Já caiu o DCE!”

    Parabéns pelas conquistas a tod@s estudantes que se desdobraram para manter vivo o movimento em pleno final de semestre.

    Não podemos nos desmobilizar enquanto a democracia na PUC não for efetivada. Temos que manter toda essa força que tivemos até que sejam garantidas todas as pautas e redobrá-la na hora de tocar o movimento estudantil na nova gestão do DCE.

    Boa luta para tod@s nós!

  2. Marcela disse:

    E o processo contra os estudantes? Eles não vão tirar?

  3. Marcela disse:

    Que gafe.

    É isso ai galera, quando a massa se une a democracia acontece!!!
    Todos estes dias de luta estão surtindo ótimos resultados!!

  4. Cintia disse:

    porque meu comentario foi apagado? pela segunda vez ?

  5. Estudante da PUC, participante das passeatas, não aderente a nenhuma ideologia política em jogo. disse:

    Só acho que esta errado o fato de vocês tanto no blog quanto no twitter dar crédito apenas ao movimento em frases como “Movimento 89 de junho conquista democracia na PUCRS http://wp.me/p1CyPi-6e” e “Movimento 89 de junho conquista democracia na PUCRS”, porque como bem sabemos a conquista é muito além da futura chapa que vai concorrer ao DCE. Eu, bem como centenas de outros estudantes não fazemos parte dessa chapa e nem tampouco do movimento e sim somos estudantes que se sentiam indignados e literalmente roubados pelo DCE atual. Obviamente que isso tudo é fruto do que a chapa futura e o movimento germinaram, mas é muito mais que isso. Não podemos utilizar isso já como propaganda política para as eleições, porque de promessas estamos fartos. Esperamos que o próximo DCE seja, na prática, melhor.

    • Caro Paulo,

      Se você esteve nas passeatas, nas nossas mobilizações, você também é do Movimento 89 de junho, você também é protagonista deste grande feito, todos que participaram deste grande levante, independente da participação, são do Movimento 89 de junho.

      Grato pela tua atenção!

  6. nandaleester disse:

    Acho que deveria haver a expulsão dos membros que agrediram as meninas, Tábata e Paola. Caso de agressão é grave e não deve passar batido assim!

    Parabéns ao Movimento pelas conquistas que as mobilizações estão trazendo!
    Lutar é o caminho! Seguiremos juntos…

    Todo apoio dos secundaristas do Julinho ao Movimento 89 de Junho!

  7. Dário Neto disse:

    Parabéns às estudantes e os estudantes da PUCRS e do Movimento 89 de Junho. Assisti indignado e inconformado com a prática autoritária da atual gestão do DCE, principalmente às agressões físicas e verbais que aqueles machistas submeteram as duas estudantes. Fico feliz que mais uma vez a coletividade, a voz estudantil pôs abaixo o autoritarismo, o machismo e o terrorismo dessa gestão. E torcerei para que de fato, independente de quaisquer divergências que possam surgir na construção dessa nova cultura política estudantil na PUCRS – até porque divergências são legítimas e saudáveis – as estudantes e os estudantes possam construir uma cultura democrática nessa Universidade. Parabéns!

    Dário Neto
    Militante LGBT
    Diretor da Associação de Pós Graduandos – Capital – USP
    Membro do Conselho Universitário da USP

  8. Cláudio Fernandes Machado disse:

    Tive a honra de integrar a Direção do DCE da PUCRS ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Fui, inclusive, representante do Corpo Discente no Conselho Universitário de nossa Universidade. Fico muito feliz de ver que os Estudantes da PUCRS novamente estão organizados e lutando por Democracia. Esperamos que os Estudantes escolham uma Direção do DCE que assegure a participação democrática de todas as correntes políticas do movimento estudantil e que a nossa entidade nunca mais seja transformada em feudo de apenas uma corrente política. Todos na Luta pela Democratização do DCE da PUCRS. Forte abraço a todos(as) os(as) Combativos(as) Companheiros(as) do Movimento Estudantil da PUCRS.

  9. Isso ai galera, o movimento 89 de junho sao todos que estiveram todos os dias lá. Não há nenhuma cnpj ou um grupo unico de coordenadores, estamos aberto a todos e queremos que todos estejam presentes sempre e sejam mais do que participantes, mas atuantes!

    Parabens ao pessoal todo pela luta e pelas conquistas! agora falta cair o DCE de vez!

  10. Rodrigo Massia disse:

    Galera, é importante ressaltar que essa conquista faz parte de um processo de quase dez anos de luta e conduta de diversos estudantes da pucrs. O pessoal que esteve acampado em 2004 e foi covardemente atacado à noite por membros do DCE. As investigações do MP nesse período tiraram a obrigatoriedade da contribuição mensal ao DCE e estabeleceram que os alunos não precisavam mais de autorização prévia da PRAC para divulgar idéias de qualquer natureza dentro do Campus.
    Eu só honestamente espero que esse processo se concretize com as eleições e que as filiações partidárias não sejam mais um empecilho à participação política de todos!
    Parabéns a todos os alunos, ex-alunos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o estabelecimento de um processo eleitoral democrático na PUCRS

  11. Daniel disse:

    É preciso ter cuidado ao deixar uma decisão tão importante como a democracia na PUCRS toda para o Consun. Isso já foi utilizado antes como manobra da Reitoria e da própria máfia do DCE, que levam o problema para instâncias cada vez mais fechadas até que a solução se torne o acordo de uma meia-dúzia de interessados no status quo e em anular o movimento. O Consun alguma vez já tomou uma decisão contrária aos interesses da PUCRS? Os participantes do Consun assumem posições independentes? A máfia do DCE respeitará a decisão do Consun? E se o Consun decidir por eleições para o ano que vem o que o movimento fará? São questões que devem ser consideradas com muita atenção.

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s