Manifestação pública do Centro Acadêmico André da Rocha sobre acontecimentos na PUCRS

Publicado: 19/06/2011 em Uncategorized

O Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR), entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vem a público manifestar-se acerca dos fatos que mobilizaram a sociedade gaúcha nos últimos dias envolvendo os estudantes da PUCRS e seus representantes. O CAAR, ao longo de sua história, vem sustentando que o movimento estudantil, para atender ao propósito de representar de modo legítimo e competente os estudantes, deve ser fundado sobre pilares democráticos, dentre os quais se encontram a transparência, o diálogo e a pluralidade política. Com a mesma veemência, o CAAR tem defendido, ainda, a independência do movimento estudantil frente a partidos políticos, por crer que só com independência é possível permanecer comprometido exclusivamente com os interesses dos estudantes.

Tendo isso em vista, não reconhecemos como legítimas as tentativas de obstaculizar a lisura e a transparência que devem permear os processos eleitorais estudantis. Repudiamos, igualmente, o emprego da violência em disputas políticas, sobretudo quando há indícios de violação dos direitos das mulheres. Nesse sentido, entendemos como graves as denúncias que vieram a público envolvendo o Diretório Central dos Estudantes da PUCRS, pelo que merecem ser devidamente apuradas, inclusive com o acompanhamento do Ministério Público Estadual e de demais entidades pertinentes, para que eventuais irregularidades e ilegalidades sejam adequadamente repreendidas.

É nossa esperança, portanto, que o desenrolar dos acontecimentos venha a culminar num cenário mais confortador para os estudantes da PUCRS. Estendemo-lhes, assim, a nossa solidariedade e deixamos os votos de que possam construir conjuntamente um ambiente de prática fraterna da democracia, em que a política estudantil – realizada de modo independente, transparente e responsável – passe, enfim, a fazer mais sentido.

Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR)

Anúncios

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s