SPM acompanha caso de mulheres estudantes agredidas no DCE da PUCRS

Publicado: 21/06/2011 em Uncategorized
Secretária Márcia Santana com representantes do judiciário e estudantes agredidas
A secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, recebeu hoje (14) as mulheres agredidas durante o processo eleitoral de escolha de delegados para o Congresso da UNE, no âmbito do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As estudantes Tábata Silveira dos Santos, do curso de Ciências Jurídicas, e Paola Piumato, de Serviço Social, procuraram a SPM/RS para relatar violência física e moral sofridas desde o dia 8 de junho.

Nas eleições, algumas chapas foram impedidas de apresentar candidatura, o que foi questionado por  estudantes da PUCRS. Ao tentar impedir o pleito, a estudante Paola relata que foi agredida por representantes do DCE, presentes na sala de votação. ”As manifestações de machismo por parte dos membros da gestão do DCE, são frequentes”, destacou a estudante Tábata. O caso foi registrado no 19º BPM, de Porto Alegre.

As estudantes também foram ouvidas pela desembargadora Maria Berenice Dias, delegada da Delegacia da Mulher de Porto Alegre, Flávia Faccini, e promotora do Ministério Público Estadual, Veleda Dobke. Na audiência, a secretária Márcia enfatizou: “estaremos monitorando o processo de investigação do caso e disponíveis para fazer encaminhamentos, evitando que a violência contra a mulher se torne assunto corriqueiro”. A partir de agora, o caso terá atenção especial da Delegacia da Mulher e do Ministério Público Estadual.

Estiveram presentes também a diretora do Centro de Referência da Mulher – RS, Marília Menezes, representante da Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Angelise Silveira, além da Diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Yara Stockmanns e assessoras da SPM/RS, Josiani Arruda, Maíra Taborda, Anita Kieling, Vanessa Rezende e Clarananda Barreira.

Anúncios

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s