CONUNE e Movimento 89 de junho

Publicado: 21/07/2011 em Uncategorized

-Não, não, não me representa..!– Desta forma, em síntese, foi caracterizado o quinquagésimo segundo Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado nos últimos dias. Além da patética prática de dificultação de acesso das organizações de oposição de esquerda (anti governistas), a antes respeitada entidade promovera algo semelhante ao já conhecido para os gaúchos, o Planeta Atlântida. Aliás não é só promovido pela anfitriã UJS (juventude do PC do B). Vou esclarecer minha definição. Nos três dias iniciais o Congresso foi realizado na praça universitária, que se  tornou um ponto de turismo e de comércio. Cada coletivo, ou coletivos, tiveram uma espécie de piquete, para lá fazer sua campanha, promover diálogo, se organizar. A banca da UJS, majoritária,   e a Juventude do PT eram as mais badaladas. A primeira chegou ao ponto  de fazer uma Rave e depois uma festa funk, com direito a tchutchucas e popozudas. É amigo! Bom, todo estudante minimamente crítico vai entender o total desvio de foco proposto pela diretoria da entidade.

Além de todo o fiasco inicial, houve também grupos de discussão (GDs), no qual eu não participei pessoalmente, porém escutei que alguns destes ambientes estavam com discussões totalmente despolitizadas e despropositadas. Despolitização também foi o maior destaque da marcha da maconha. Neste ato a raiz do problema, a criminalização do usuário de drogas, foi preterido, dando mais ênfase a palavras de ordem como um beck gigante na boca do estudante, ou um infeliz discurso onde um rapaz subiu ao trio elétrico e comparou a maconha ao arroz e batata, que mesmo não sendo saudáveis quando consumidas na mesma refeição, segundo ele, e não são criminalizadas. A voz dos estudantes foi abafada pela potência da amplificação de som, fazendo da marcha uma massa muda seguidora de um caminhão falante.

Nestes dias, os de viagem, somados a convivência no alojamento, tive minha melhor experiência em relação a militância no 89 de Junho e ao CONUNE. Mesmo com toda a dificultação de debate coletivo tenho convicção que grande parte da delegação da PUCRS voltou com um avanço de maturidade política. A necessidade de que as organizações estudantis sejam mais difundidas e recebam mais atenção dos estudantes se tornou clara. Mesmo com minha resistência anterior e até mesmo atual, me convenci que só a partir do debate e da aplicação de método é possível identificar, analisar e combater as fontes de contradições da nossa sociedade. Caso contrário, ficaremos amarrados nas contradições particulares, nunca chegando a   origem, a totalidade, destas. A união estudantil fortalece a eficiência do próprio movimento e de suas reivindicações. Sozinhos somos poucos, unidos, juntos, no 89 de Junho somos muitos!

Paulo, estudante de História da PUC e militante do 89 de Junho.

Anúncios
comentários
  1. Guilherme "Guiga" Fonseca, um dos Delegados da PUCR$ no CONUNE disse:

    Parabens ao Jesus por sua analise do picadeiro montado pela UNE/UJS em Goiania!

    Os GD´s foram sim despolitizados, mas por parte da diretoria majoritaria da UNE/UJS.
    Os estudantes comprometidos com os rumos da educação do pais, e comprometidos com as questões que envolvem a mobilização para conter os avanços de politicas que retiram direitos por causa da crise, o codigo florestal, e os cortes verbas da educação, foram sim representados e quase que numa só voz, romperam as amarras e apresentaram um projeto de universidade e sociedade que buscamos, onde tod@s tenham voz e vez!

    Parabens aos que lutam para mudar!

  2. Sou Fernando da UFSCAR campus Sorocaba, compartilho profundamente com que foi escrito! tentei participar do Debate de código florestal que não aconteceu! e também de outros, deixo no meu blog minha opinião que não distingue das suas http://prosasgeograficas.blogspot.com/ força companheiros e todo o apoio do C.A da Geografia Sorocaba

  3. Nanda disse:

    Ficou muito bom, Jesus!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s