Movimento 89 de junho repudia reintegração de posse da reitoria da USP

Publicado: 08/11/2011 em Uncategorized

Nós do Movimento 89 de Junho viemos por meio desta manifestar apoio total aos estudantes da Universidade de São Paulo que estão sofrendo uma forte repressão da força estatal unida com a reitoria da universidade e o governo de São Paulo. A livre expressão e o direito de manifestação previstos na constituição estão sendo vetados em uma atitude vergonhosa dentro de um meio onde o que deve ser promovido é a educação e não a violência.

Mais de 400 homens, cavalaria, força tática e helicópteros foram enviados para a USP, a pedido do reitor João Grandino Rodas e do governador Geraldo Alkimim, com o objetivo de combater os estudantes que se tornaram inimigos do estado por quererem uma universidade mais aberta e democrática. Mais de 66 alunos foram detidos em um cenário composto por gás de pimenta, armas, cacetetes e escudos . Algo muito próximo do que o Brasil viveu nos anos de chumbo e parecia ter acabado aparentemente, mas segue presente.

Não devemos medir esforços no combate contra a repressão estatal que hoje se apresenta com muitas agressões físicas, detenções e amanhã pode vir novamente com casos de tortura, execuções sumárias e desaparecimento daqueles que ousam questionar a atual ordem estabelecida. Queremos uma universidade livre de repressão, de reitores corruptos e de preconceitos. A universidade deve sim ser ocupada por estudantes e não pela tropa de choque.

Por uma universidade para aprender e não para apanhar, pelo fim do convênio entre a USP e a PM já! Somos estudantes e estamos com as companheiras e companheiros da USP na luta por uma universidade plural, democrática, de qualidade e pública que represente os interesses do povo e não de alguns!

Porto Alegre, 08 de novembro de 2011

Anúncios

Comente, divulgue, participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s